Entrar

Funcionários

Carta de Qualidade

Carta de Qualidade

 

Que compromissos assumimos?

 

  • Compromisso de um atendimento cortês e responsável

Todos os utentes têm direito a ser atendido num ambiente de confiança, com respeito mútuo entre utentes, acompanhantes e profissionais de saúde.

 

  • Compromisso de liberdade de escolha

Estar inscrito na USF pressupõe sempre um consentimento mútuo entre o utente e o seu médico/enfermeiro de família ou outro profissional da USF. Dentro das possibilidades será satisfeito qualquer pedido de mudança de médico dentro da USF. 

 

  • Compromisso de comunicação eficaz

Está disponível, para todos os utentes, um Guia do Utente com informação sobre a aorganização e funcionamento da USF. Este Guia está disponível no site da USF, podendo ser solicitado em formato papeç no secretariado da USF.

A equipa manterá os seus utentes informados através de placards informativos atualizados na sala de espera e através da sua página de internet.

 

  • Compromisso de partilha de soluções e resolução de problemas 

A USF responderá e utilizará as opiniões e sugestões dos utentes, na procura de soluções que contribuam para a co-responsabilidade e melhoria dos serviços prestados. Assim sendo, o utente pode usar a caixa de sugestões, expor o caso diretamente à coordenadora ou usar o livro de reclamações. As sugestões e reclamações serão enviadas para o Gabinete do Utente que dará resposta a todas as reclamações.

 

  • Compromisso de satisfação dos utentes

A USF tem o compromisso de assegurar que a equipa possui as capacidades técnicas e humanas exigidas para a satisfação das necessidades e expectativas dos utentes. Com o intuito de avaliar esta mesma satisfação a USF realizará, anualmente, um Inquérito de Satisfação dos Utentes. 

 

  • Compromisso de boas práticas na prestação de cuidados de saúde

A prestação de cuidados de saúde reger-se-á por uma cultura de rigor e qualidade técnico-científica com base em indicadores e padrões de qualidade.

 

  • Compromisso de melhoria contínua 

A USF assume como fundamental a melhoria contínua da qualidade. Assim sendo, a equipa compromete-se a realizar auditorias internas nas diferentes áreas - médica, de enfermagem e administrativa.